História

Santa Rita de Ibitipoca – município criado pela lei nº 2.764, de 30 de dezembro de 1962, desmembrado do de Bias Fortes, fica na Zona da Mata e consta de dois distritos: Bom Jesus do Vermelho e Paraíso Garcia. Na primeira metade doséc. XVIII, com a abertura do Caminho Novo, ligando a província de Minas Gerais ao Rio de Janeiro, toda a região passou a ser mais movimentada. Pousos e povoados foram surgindo. Dos primeiros moradores o povoadores, temos notícias de João Esteves e Felipe Dutra, que obtiveram sesmarias a 8 de junho de 1744, assinadas por Gomes Freire de Andrada. Ao requererem a sesmaria, alegaram ser moradores “em Santa Rita, distrito de Botipoca, freguesia daBorda do Campo, comarca do Rio das Mortes”.

arraial que se formou em redor da capela de Santa Rita de Cássia, no município de Barbacena, foi elevado a freguesia em 21 de outubro de 1826.

Em 17 de dezembro de 1938, ao ser criado o município de Bias Fortes, passou a integrar o novo município, quando teve sua denominação mudada para Ibitipoca. Em 1962, foi o distrito elevado a município, com o nome de Santa Rita do Ibitipoca. Foi a paróquia suprimida pela lei nº 52, de 09 de abril de 1836; e restaurada pela lei nº 138, de 03 de abril de 1839. Em 1931, segundo o senso organizado pelo juiz de paz do distrito, havia 649 livres, 610 cativos, num total de 1259 moradores. O nome Santa Rita é devido a imagem da santa que veio junto aos imigrantes italianos e fixaram residência, trazendo a devoção à santa das causas impossíveis.

A bandeira do município foi idealizada por Jaime Chagas, Lourdes Marília Guilarducci Chagas e Luíza Adélia Bertolla.